twitter




A triagem de Caiçara 1, foi realizada no dia 11 de agosto de 2011 às 08:00 horas da manhã, um pouco antes de entregarmos a lista para Erica da Secretaria Municipal de Saúde. Como podem ver nas imagens, fizemos tudo o que podíamos e estava ao nosso alcance. Não venham me dizer que isso não foi mais que o nosso dever, porque condições inadequadas, falta de material e apoio não ajudam em nada na nossa árdua tarefa de Agentes comunitários de saúde.
E aí?
Fizemos o nosso trabalho e nos sentimos realizadas, é claro.
E a comunidade?
Quer saber a resposta? Vai perguntar a eles, Ora!!
Na triagem de Caiçara 1, compareceram cerca de 24 pessoas, mais ou menos. O grupo foi realizado atrás da igreja Evangélica. Passamos o vídeo sobre Doenças do Olho, explicamos o que era catarata e glaucoma, dentre outras doenças citadas no vídeo e partimos para o exame da Catarata.
As ACS Lizete e Alciana (popularmente conhecida como TITI) se reversaram na hora, pois a manhã já se avançava e sol tomava seu lugar de direito.
Graças a Deus, todos saíram satisfeitos e esperando a hora de fazer a segunda triagem com o Instituto Altino Ventura.




No dia 09 de Agosto de 2011, as 14:00h, foi realizado o nosso costumeiro GRUPO DE HIPERDIA de todos os meses. O Assunto abordado pela palestrante, ACS, Lizete foi Doenças do Olho. Um vídeo criado por ela mesma com a finalidade de falar sobrea importância de nossa visão e o assunto focado para a CATARATA.
Neste mesmo dia, as ACS Andreza, Lizete e Maria J. A. Santiago fez o convite a todas as pessoas com mais de 50 anos a participarem da triagem de Catarata.
Foi explicado que seria feito um exame simples de leitura em determinada distancia e em cada olho do comunitário. De acordo com a linha que ele conseguisse visualizar bem, seria anotado também os dados do comunitário e em uma lista única, enviado para a secretaria. E na semana seguinte a partir do dia 15 de agosto ao dia 19 de agosto, quando estará acontecendo o mutirão de cirurgias de catarata promovido pela Fundação Altino Ventura aqui em Vitória de Santo Antão, a própria secretaria chamaria esses pacientes para uma triagem com um profissional Oftalmológico da Fundação, e este é quem dará o diagnóstico de Catarata ou qualquer outro problema que o comunitário esteja sofrendo na visão.
Houve a aferição da pressão arterial pela Téc. De Enfermagem: Graça, com a ajuda da Assistente de burocracia: Patrícia e a distribuição da medicação ajudadas pelas ACS Andreza, Lizete e Maria J. A. Santiago.
Ao fim, As pessoas que aderiram a triagem inicial com o ACS, foram pouquíssimas. Dentre 23 pessoas presentes no grupo, apenas 09 fizeram o exame.

Infelizmente, lamentamos o pouquíssimo tempo que a secretaria nos deu para a realização dessa triagem. Muitas pessoas de Caiçara 3 nem puderam ser avisadas, muito menos convencidas da importância de cuidar da visão tratando a Catarata.




No dia 08 de Agosto de 2011 seria realizada as 08:00h a caminhada da saúde com a comunidade e a equipe do Nasf e ACS. Mas devido ao mal tempo, os comunitários não compareceram e então, seguiu-se o cronograma daquela segunda-feira com a realização de uma reciclagem e abordagem em educação e saúde só para ACS onde foram abordados dois assuntos interessantes pela palestrante, a ACS Lizete de Moura: Vacinas (Calendário Vacinal Infantil) e O assunto do momento: Catarata (Doenças do Olho). Com as ACS: Andreza, Jakelyne de Lima, Maria J. A. Santiago e Maria José Xavier. E Participação especial de três integrantes do Nasf. Anderson (Educador Físico); Danielle (Fonoaudióloga) e Renata Mariana (Fisioterapeuta).
A reunião também foi chamada pelo Nasf. De Apoio Matricial Técnico Pedagógico onde o ACS passou seus conhecimentos ao grupo do Nasf.

Veja a seguir, um dos videos sobre Calendario Vacinal Infantil apresentado na recliclagem e abordadem da ACS Lizete de Moura







No ultimo dia 27 de julho de 2011 às 14:00h, um grupo de estudantes liderado por uma nutricionista e uma professora da UFE realizou um tipo de pesquisa/consulta com nossos comunitários portadores de Diabetes. Aconteceu em duas etapas. A segunda etapa foi no dia no dia seguinte, dia 28 de julho de 2011 as 7:00h da manhã para a coleta do sangue e da urina dos comunitários.
Segundo o grupo, ficaram de nos entregar o resultado dos exames assim que possível.
Estiveram presentes as ACS Andreza, Lizete e Maria José Alves Santiago; nossa Téc. de Enfermagem: Graça e a assistente de Burocracia: Patrícia que não quis aparecer nas fotos. Nossa função foi apenas para juntar o grupo, não se responsabilizando por nada do que foi realizado pelo pessoal da UFPE.




USF Caiçara em Ação. Tecnologia do Blogger.